Hermes Trismegisto (do latim Hermes Trismegistus, literalmente "Hermes, o três vezes grande") é considerado um pensador, astrólogo, místico e alquimista. Sua figura se encontra relacionada ao deus egípcio Tot e o grego Hermes, ambos deuses da magia e escrita em suas culturas. Apesar disso, sua figura se simpatiza mais com a do deus Tot, que também lhe é atribuída à sabedoria. Por muitos alquimistas era considerado o primeiro alquimista.
É uma personagem mítica, com uma vida e pessoa tão misteriosa que suas origens e época que viveu são um mistério. É muitas vezes também apontado como um homem que obteve apoteose, chegar ao status de um deus; ou que é filho de uma divindade.
O “três vezes grande” é um epíteto que remonta a sua obra Tábua de Esmeralda, qual ele revela as três partes da sabedoria universal.
Os alquimistas muçulmanos julgavam que Hermes era uma figura presente até mesmo no próprio Alcorão. Na atribuição islâmica também há a identificação muitas vezes de Hermes Trismegisto, Enoque e Idris como o mesmo homem.
Muitos autores cristãos como Agostinho, Giordano Bruno e Marsílio Ficino consideram Hermes como um sábio pagão, revelador de uma prisca theologia, uma espécie de revelação única para toda a humanidade que inspirou as religiões, atribuído a Deus ao homem na Antiguidade; tendo feito isto antes da época de Jesus Cristo. Seria o primeiro filósofo e pensador, antecendendo ilustres como Platão e Zoroastro, por exemplo. É datado por ter vivido numa época bem remota do Antigo Egito, muito antes do tempo de Moisés, acreditando ele ter sido contemporâneo de Abraão, mesmo que algumas fontes o apresentem como contemporâneo de Moisés.
Sua filosofia se encontra no hermetismo, corrente de pensamento que se fundamenta nos seus princípios. Resume-se numa maneira sincrética de estudar a evolução da consciência humana e a ligação dela com a divina. Os princípios herméticos são então sete, respectivamente:
• Lei do Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental."
• Lei da Correspondência: "o que está fora é o reflexo do que está dentro".
• Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
• Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"
• Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".
• Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".
• Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".